Comfort food à beira-mar é com O António em Lagos

Comida boa, atendimento de primeira, bons preços e um lindo deck à beira-mar. O António Restaurante, em Lagos, Algarve, extremo sul de Portugal tem tudo isso. Na minha modesta opinião, um dos melhores restaurantes em frente ao mar que já passei. Tanto que fomos almoçar por lá por duas vezes, coisa que normalmente não costumo fazer.

O restaurante já chama a atenção na chegada à Praia do Porto de Mós, próximo de onde nos hospedamos por lá. Fica na parte mais nobre e ao lado do estacionamento (gratuito) – entre os carros e o mar, literalmente. Ainda numa parte elevada, o que faz com que quem senta-se à esplanada aproveita toda a vista da praia e ainda pega uma brisa do mar.

À hora do almoço ou jantar, sempre tinham lugares disponíveis, entretanto, nos meses de julho e agosto, creio que reservas devem ser feitas ou chegar em horários alternativos, já que o estabelecimento abre às 9h e só fecha às 23h. Um dia todo à beira da praia com um excelente local para repor as energias ou fugir um pouco do sol.


Os pratos

Na primeira ida, o pai já havia se encantado pelo Filé de peixe com arroz de tomate. Resolveu pedir novamente. A Mary, por sua vez, escolheu o Bacalhau à Lagareiro, com legumes e batatas. Para fugir do tradicional e experimentar coisas diferentes, resolvi pedir as Lulinhas à Algárvia (à moda do Algarve). São lulinhas fritas no azeite e cebola acompanhadas de batata frita. Para beber, pedimos o vinho branco Quinta da Lagoalva, o Espírito, estava tão bom que foram duas garrafas.

Como preciso escrever sobre tudo, óbvio que experimentei tudo de todos. Muito bom, de verdade. As quantidades então, quase não conseguimos comer tudo e ainda tinha que sobrar espaço pra sobremesa e café. Pedi uma torta de limão que estava bem mais ou menos. Sou exigente com os doces portugueses, já que são tão bons. Este não estava. Infelizmente.


A praia do Porto de Mós

A cidade de Lagos é conhecida por ter as praias mais belas de todo Algarve. É um dos melhores locais para montar uma base para poder conhecer toda a região. Foi exatamente como fizemos. A praia onde fica O António, Porto de Mós, é das menos badaladas, pois não tem encostas de penhascos altos com o charme de outras. No entanto, ela tem o melhor restaurante e muito fácil acesso pra quem não quer descer e subir muitos degraus (como a praia do Camilo, por exemplo).

Ainda assim, a praia é maravilhosa. Águas calmas e, mesmo com muita gente na praia, a faixa de areia extensa e larga propicia uma tranquilidade extra pra quem quer curtir o sol, o mar, jogar um frescobol ou simplesmente caminhar à beira d’água.

A conta:

  • 20 € (p/ pessoa com bebidas)

O António Restaurante
Praia de Porto de Mós, Porto de Mós, 8600-282, Faro, Lagos, Santa Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 7 =