Pa-ra-dei-ros

substantivo masculino
Lugar ou sítio onde alguém está ou vai parar.

Descobrir sensações que tenham a gastronomia como protagonista é a missão do Paradeiros. Mostrar lugares e dividir experiências através de histórias que remontem a um momento único.

O Paradeiros, como o próprio nome diz, é um lugar de parada. De inspirações e descobertas gastronômicas pelo mundo. Escolhemos iniciar nossa caminhada em solo português. Mas por que Portugal? Por ser um dos países mais ricos gastronomicamente falando e porque é um dos países que está mais em voga atualmente.

Com um cenário maravilhoso, seja com suas belezas naturais, sua história ou seu presente próspero, Portugal encanta em todos os sentidos. No entanto, achamos que sua gastronomia vai muito além do bacalhau e do Pastel de Belém. É isso que o Paradeiros pretende mostrar nesse início de descobertas no velho continente.

O Paradeiros é um site novo, cheio de vida, que pretende descobrir e mostrar um pouco do que realmente encanta e vale a pena ser mostrado, provado, degustado, saboreado, bebido e deliciado através de suas andanças portuguesas e, quem sabe, mundo afora.

 

Nossas diretrizes

O Paradeiros não pretende ser um avaliador de restaurantes, bares, bebidas ou seja o que for mais a ser apresentado neste site. Queremos mostrar experiências realmente incríveis e contá-las em detalhes. Não somos experts em nada, talvez apenas em narrar bem um texto ou em fazer uma bela fotografia de um lindo prato.

Uma experiência gastronômica não se resume em comer bem. Mas em estar em um lugar inesquecível, aconchegante ou diferente que valha o esforço de uma visita. Ou que, às vezes, seja até mesmo a razão de uma viagem.

Todas as experiências têm a nossa opinião, ou seja, pagamos a conta. Nenhum estabelecimento é contatado previamente ou nos isenta de qualquer pagamento. Quando formos convidados as publicações serão acompanhadas pela tag #aconvite ou #publieditorial e serão devidamente marcadas como tal.

 

Nosso público

O Paradeiros tem por objetivo contar histórias e apresentar lugares onde se possa desfrutar de uma boa comida, beber um bom vinho, cerveja ou drink e, ainda, poder integrar isso tudo em destinos de viagens. Seja em Portugal ou em qualquer outro país do mundo, a gastronomia de um lugar conta muito de sua história.

A gastronomia é a forma mais direta de se consumir a cultura de um local ou de um país. Descobrir encantos e sabores quando saímos de nossa cidade é a forma mais direta de se absorver cultura. Lembrando que, em viagens, estamos ainda mais propensos a usar todos os nossos sentidos em nossos Paradeiros.

Nosso leitor é quem está em viagem, quem pretende viajar ou simplesmente quem adora ler uma boa história ilustrada. Pra viajar não tem idade. Pra experimentar só é preciso querer. Venha conosco!

 

Transparência

A maioria das nossas experiências são realizadas por conta própria, sem patrocínio ou qualquer remuneração. Em todos os casos não nos identificamos, somos apenas mais um turista a descobrir novos Paradeiros. A ideia é que sempre sejamos atendidos como qualquer outro cliente.

Todos os posts produzidos a partir de convites (seja por empresas, restaurantes, hotéis, vinícolas, bares etc.) serão claramente identificados para que o leitor entenda que se trata de uma ação publicitária e também oportunidade para conhecer uma nova experiência gastronômica. Todos os posts escritos com base em patrocínios trazem no seu rodapé a identificação de quem os ofereceu. Nas redes sociais, as publicações serão acompanhadas pela tag #aconvite ou #publieditorial, que significa que o conteúdo é patrocinado ou tem apoio de uma entidade ou empresa.

 

Políticas e valores

Conheça todas as nossas políticas! Elas são importantes para o processo ético e de transparência que o Paradeiros determinou como seus valores mais relevantes.

Direitos autorais

Todos os textos, fotos e vídeos publicados em Paradeiros.com estão protegidos pela Lei 9.610/98, que aborda os direitos autorais. Portanto, é proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo escrito e o uso de imagens sem autorização prévia.

Também é proibida a inclusão do material aqui publicado em sites agregadores e qualquer outro veículo de comunicação, online ou offline, sem prévia solicitação e permissão. A utilização de trechos bem curtos é permitida, desde que sejam associados ao nome do autor, juntamente ao link para o texto original.

Credibilidade e Patrocínios

Convites para viagens, passeios, conhecer estabelecimentos, restaurantes, hotéis etc. sempre serão bem-vindos. No entanto, serão avaliados caso a caso para contemplar  o perfil editorial do Paradeiros. Somente desta forma seremos fiéis à nossa proposta e coerentes com nosso leitor, além de o ser com quem fez o convite.

Como mencionado anteriormente, todas as postagens realizadas em decorrência de convites serão especificadas ao final dos textos e também levarão junto delas a hashtag #aconvite.

Sendo um blog, as opiniões particulares terão admissão sempre que forem consideradas relevantes para os leitores. Valores, horários de funcionamento e outras informações apuradas durante as experiências podem ser alterados sem qualquer responsabilidade do autor do site.

Dados históricos e oficiais são decorrentes de fontes públicas, disponíveis a todos, e quando houver a citação do texto original, a origem da informação será identificada.

Comentários e Opiniões

As opiniões de leitores nos comentários das postagens são de responsabilidade total de seus autores. Não serão aceitos anúncios, publicidade ou qualquer opinião que não esteja relacionada ao conteúdo do texto. Comentários de caráter impróprio ou com linguagem ofensiva serão deletados.

Parceiros e Monetização

As parcerias do blog são uma das formas de monetização do site, através da qual o site Paradeiros seguirá no ar, proporcionando cada vez mais experiências para os leitores. Obter uma renda é determinante, mas nutrir a credibilidade é fundamental. Dessa forma, serão sempre explicitadas todas as parcerias, descrevendo como cada uma delas funciona.

Google Adsense | Alguns espaços publicitários do blog são utilizados pelo Google Adsense e, como são gerenciados pelo sistema da empresa, o Paradeiros não tem conhecimento dos anunciantes e nem tem controle sobre os produtos e serviços anunciados. Todas as informações veiculadas nesses espaços são de responsabilidade das empresas anunciantes.

Espaço publicitário | Nos espaços publicitários gerenciados diretamente pelo Paradeiros, existe o controle do que é veiculado, mesmo que o anúncio tenha sido contratado por outra empresa. Porém, todas as informações veiculadas nesses espaços também são de responsabilidade dos anunciantes.

Publieditorial | Os posts patrocinados são artigos/experiências publicados mediante contato e pagamento prévio. Eles são editados pelo Paradeiros e  indicados com a categoria PUBLIEDITORIAL no início do conteúdo.

Programas de afiliados | O Paradeiros é parceiro de algumas páginas que comercializam produtos ou serviços na internet e recebe uma comissão pelas vendas efetuadas através dos links informados nos textos e imagens. É importante esclarecer que você não paga nada a mais por isso e que as responsabilidades sobre qualidade, prazos, segurança e qualquer outro item que envolva os sites parceiros do blog são de responsabilidade das empresas que efetuaram a venda. Mesmo que seja uma indicação do blog, o mesmo e seu autor não têm responsabilidade em problemas derivados dessa transação comercial.

Produtos próprios | Os guias digitais lançados e comercializados pelo Paradeiros, por meio da loja virtual Hotmart, são produtos exclusivos e estão protegidos pela Lei de Direito Autoral. A distribuição ou compartilhamento dos arquivos é proibida. Ao adquirir um e-book, o consumidor terá até 7 (sete) dias para avaliar o produto e, caso desejar, poderá cancelar a compra e pedir o estorno do preço pago. Esta e outras regras estão detalhadas na página de venda de cada guia.

 

Sigilo e Privacidade

Dados como nome e e-mail, por exemplo, utilizados na caixa de comentários, formulário de contato ou assinatura de newsletter sempre serão tratados com sigilo. Porém, ao se cadastrar no blog, o leitor poderá receber atualizações e novidades do site.

 

Fale conosco

Assine nossa newsletter, mande um e-mail ou comente em nossos posts. Sua participação é fundamental para que descubramos ainda mais lugares bacanas e que possam ser fonte de histórias legais.

 

Sobre o autor

Aluísio Brito Pinheiro é jornalista e designer. Desde sempre se interessou pelo visual. Foi através do design e da fotografia que desenvolveu toda sua carreira profissional. Trabalhou por mais de 10 anos em um dos maiores jornais do Brasil (Zero Hora), fazendo design das páginas da publicação diária, escrevendo sobre Esportes e Gastronomia, além da fotografia. Sua maior paixão é descobrir lugares. O gosto pela gastronomia só aguçou ainda mais seus sentidos em direção às descobertas. Compartilhar esses caminhos pelo mundo é mais que um dever, é um prazer em cada novo sabor que se desvenda em cada viagem.